domingo, 5 de setembro de 2010

Assalto no Shopping Vitoria, pleno domingo 05 de Setembro 2010

O que era para ser um momento de lazer se tornou uma tragédia, hoje no Shoping Vitória.

Assaltantes, policiais e seguranças tentaram manter a segurança dos consumidores, neste trágico domingo, mais deu para perceber o quanto estamos "a pé" com relação aos mesmos, pois insegurança foi o que tivemos no período de duas horas, sem saber ao certo o que fazer.

Era uma cena de terrorismo, pessoas correndo, seguranças perdidos, sem saber ao certo como agir, polícia que demorou a chegar, no local, que aglomerava aproximadamente 5.000mil pessoas, divididas em lojas e demais espaços de lazer, que se propõe.

Infelizmente fui uma das consumidoras que se encontrava no local e fiquei aproximadamente 2horas, dentro de uma loja fechada, por questão de segurança.

O que mais se admirou foi a falta de informação que se obtinha, com relação a captura dos bandidos, o que se via eram crianças, idosos, famílias inteiras desesperadas, chorando assustadas com toda a tragédia: tiros, correria, gritos, choros e a falta de informação era o que mais se ouvia e juntos sofria-mos.

Fica-se a pergunta e indignação: Estamos seguros? Temos segurança, no Shopping Vitória. E a segurança pública, esta preparada para agir, neste caso, onde 6 assaltantes burlam 4 tipos de Missões Policiais.
Afinal de 6 bandidos apenas um foi preso.

As estratégias usadas foram falhas, policiais fortemente armados entrando correndo, os seguranças que deveriam evacuar o local, para a entrada da polícia ou pelo menos tranquilizar a clientela presente, pois a falta de preparo mostrou-nos apreensão o que nos deixou amedrontada, além do fato ocorrido.

Fica-se a pergunta estamos "seguros", confiando na segurança do Shopping Vitória, existe alguma estratégia, para este tipo de ocasião, que acreditava-mos que o serviço de segurança, deveria estar preparado, afinal eles estão no posto como referencia de "Segurança" e nem na saída podíamos ver tal ação, o que identificavamos eram seguranças com rádios, isoladamente, visivelmente perdidos e segundo relatos até discutindo, na hora em que deveriam estar agindo em prevenção, acalmando os consumidores e oferecendo ao menos aos lojistas um posicionamento sobre como com os clientes, que se encontravam, dentro das lojas.

Outro ponto a ser repensado é o toque de alarme do Shopping, como eu estava em uma loja de brinquedo posso afirmar, que tinham brinquedos que fariam mais barulhos do que a sirene, tocada.

Uma cena que não esquecerei foi a de uma criança que em lágrimas, dizia para mãe que nunca mais iria comer pizza, provavelmente a mesma estava na praça de alimentação, quando o tumulto começou.

É lamentável que um domingo que deveria ser um momento de lazer em "um lugar seguro", tenha se tornado um molde de terrorismo.

Graça de Sá
CRA

Nenhum comentário: