segunda-feira, 7 de junho de 2010

RIO BRANCO x VITÓRIA - VITÓRIA DO CAPA PRETA




UM POUCO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL CAPIXABA, SEGUNDO WIKIPEDIA:




Vitória Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol profissional, sediado na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, Brasil.

O glorioso Alvianil de Bento Ferreira (bairro onde está localizado a sede social e o Estádio Salvador Venâncio da Costa, o Ninho da Águia) é o mais antigo clube profissional do Espírito Santo e que estará comemorando 100 anos em 1º de outubro de 2012.


É o único clube capixaba que possui um título internacional, conquistado quando foi campeão da Copa Presidente Park Chung-Hee em Seul, Coréia do Sul, em 1979. A competição contou com 10 equipes de 9 países. O Alvianil capixaba estava na chave B, junto com Chungmu (Vice-Campeão Coreano) e as seleções da Indonésia, Tailândia e Malásia, enquanto a chave A tinha Hwarang (Campeão Coreano) e as seleções de Bangladesh, Sudão, Sri-Lanka e Bahrein. O Vitória era o único representante do Brasil naquele ano.

PORÉM HOJE EM 7 DE JUNHO DE 2010, temos um motivo a mais pra comemorar e avançar no futebol capixaba pois além do Vitória temos um grande time o Rio Branco, que jogou arduamente a favor de um bom posicionamento no campeonato, rumo a vitória, no Estádio Engenheiro Araripe, popular desportiva ferroviária, em Cariacica. Foi bonito ver a torcida capa preta em festa! O Rio Branco empatou com o Vitória e é o campeão do Capixabão 2010. Quebrou um jejum de 24 anos.
Só lamento que a Polícia Militar ainda não saiba o que é comemoração, pois em dado momento, apenas pelo fato da torcida exaltar o nome do Capa Preta, no final da partida, tivemos que sofrer pressões e opressões com spray de pimenta, desrespeitando familias inteiras, que lá estavam torcendo por um time que a vinte e quatro anos não ganhava um título, se esbalda em alegria!

DURANTE A PARTIDA:
A arbitragem ficou por conta de, Antônio Buaiz.
Técnico do Vitória: Fábio Henrique Batista.
RIO BRANCO: Walter; Johnatan, Wedson Pipoca, Breda (Léo) e Hélder; Aílson, Gil Baiano, Ronicley e Caio; Emílio (Bruno) e Evandro (Juca). Técnico: Dé Aranha.


ESPÍRITO DE EQUIPE RUMO A LIDERANÇA:
Desde criança meu tio Darci e meu Pai Hilton tinham o habito de me levarem a Estádios de futebol para ver campeonatos e até mesmo treinos, no caso de meu tio, até para ver molhar a grama do Estádio do Rio Branco, na época de sua construção, em Cariacica, ele levava.
Seguindo o caminho familiar, hoje levo meu sobrinho ao estádio fazendo questão de que o mesmo tenha o mesmo gosto de torcer por um time que tem história, e como tantos dificuldades, vitórias e outras temporadas que etão por vir, na vida de nosso time.

Como não basta torcer é preciso participar para motivar o time a vencer, lá estava eu e meu sobrinho Eduardo, dentre outros amigos e conhecidos torcendo pelo Capa Preta.
Embora os times tenham terminado a partida empatados por 0 a 0, na final do Campeonato Capixaba, como havia vencido na ida por 1 a 0, este resultado deu o título ao Rio Branco, que encerra um jejum de 25 anos e chega a sua 36ª conquista estadual.
Destaque para o treinador Dé Aranha, que estava em campo como jogador no último título capixaba do clube. Assim, o "Capa Preta" vai disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2010 (está no mesmo grupo que América-RJ, Democrata-MG e Camaçari-BA) e a Copa do Brasil de 2011.O jogo decisivo foi bastante equilibrado.
Assim sendo, Capa Preta sim senhor, aqui vou eu acompanhando com louvor, o seu título!
Graça de Sá e Eduardo de Sá
Não basta ser torcedor tem que participar...